Como configurar Zendesk para integração de tickets
Neste artigo mostraremos a configuração necessária para que o Brainlaw possa se integrar corretamente ao Zendesk, garantindo que as informações fluam entre as duas plataformas.
⚠️ Necessário permissão de administrador no Zendesk.
Criar campos customizados
- Acesse o Zendesk e crie os campos customizados que serão utilizados na integração. Esses campos serão preenchidos pelo Brainlaw conforme o projeto.

Criar formulário
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Vá até a área de Formulários no Zendesk.
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Crie o formulário. Sugestão de nome: Briefing Brainlaw.
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Adicione nele os campos customizados criados anteriormente.


Condicionais de Tickets
Crie grupos e visualizações, definindo permissões:
Criar grupo
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Acesse: Administração > Pessoas > Grupos.
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URL:
{URL_ZENDESK_CLIENTE}/admin/people/team/groups
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Crie um grupo, por exemplo: CSC Brainlaw.
Criar visualização
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Acesse: Administração > Espaço de Trabalho do Agente > Visualizações.
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URL:
{URL_ZENDESK_CLIENTE}/admin/workspaces/agent-workspace/views
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Crie a visualização Briefing Brainlaw.
Configure as condições da visualização
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Condição: Quando Grupo é Tickets Brainlaw.
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Defina quem terá acesso e adicione descrição.
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Criar webhook

- Vá até Administração > Webhooks.
- Clique em Adicionar webhook.
- Preencha as informações:
- Nome
- Descrição
- URL do webhook (fornecida pelo Brainlaw).
- Método de solicitação: POST.
- Formato da solicitação: JSON.
- Autenticação: Chave da API.
- Nome do cabeçalho:
xApiKey - Valor (fornecido pelo Brainlaw).
- Clique em Criar Webhook.

Criar gatilho

- Acesse: Administração > Regras > Gatilhos.
- URL:
{URL_ZENDESK_CLIENTE}/admin/objects-rules/rules/triggers
- URL:
- Crie um gatilho com a categoria Notificações.
- Configure as Condições e Ações conforme a necessidade do fluxo.
- Associe este gatilho ao Webhook criado.
- selecione o webhook criado e configure o payload com as variáveis do ticket:
{
"ticketId": "{{ticket.id}}",
"descricao": "{{ticket.description}}",
"ultimo_comentario": "{{ticket.latest_comment_html}}",
"statusTicket": "{{ticket.status}}",
"externalId": "{{ticket.external_id}}",
"contexto": "briefing"
}


✅ Pronto! Após concluir essas etapas, o Zendesk estará preparado para se comunicar com o Brainlaw.
🆘 Suporte
Estamos disponíveis em helpdesk@brainlaw.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto em feriados.
Aqui mostramos o passo a passo de como solicitar suporte.