Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como funciona a ferramenta de Tomada de Decisão (Jurimetria)?

Neste artigo mostraremos com funciona a ferramenta de Tomada de Decisão (Jurimetria) e seus painéis.

A ferramenta de tomada de decisão tem por finalidade proporcionar ao usuário a possibilidade de tomada de decisão em processos ativos baseando-se em dados históricos de processos com as mesmas características.

📍 Acesso

Menu lateral → Contencioso → Jurimetria

🛠️ Painéis da tela e suas funções

Em todas as telas é possível filtrar os processos listados por:

  • Assunto
  • Objeto
  • Juiz
  • Causa Real
  • Advogado Ofensor
  • Área
  • Órgão
  • Estado, Cidade
  • Escritório

 

E pelo ID do processo.

📊Dashboard

A tela inicial mostra dados consolidados de score de condenação. Caso filtre pelo ID do processo, os dados irão refletir o histórico de processos semelhantes.

A parte inferior do dashboard relacionadas a dano moral, dano material e condenações refere-se a dados quantitativos de ações por pedido.

🚀Dica:

Para maior precisão de analise o ideal é ter os campos chave cadastrados corretamente tanto para processos ativos quanto encerrados.

Os campos chave são: Assunto, Objeto, Área, Causa Real, Advogado Parte Contrária e Juiz. Além desses obrigatoriamente são indispensáveis o cadastramento dos campos Data de Distribuição e Data de Encerramento quando o processo é encerrado. Para dados detalhados de dano moral/material necessário ter esses dados cadastrados no Brainlaw.

Conhecendo os indicadores
Scores de Condenação

A metodologia de análise do Score de Condenação tem como base 3 outros Scores. Os Scores somente são considerados para média do Score de Condenação se possuírem valor:

  • Score Produto: Qt. de condenações / (Qt. de condenações + Êxitos)
    • Considerando a chave de Assunto, Objeto, Área e Causa Real dos processos encerrados.
  • Score Advogado: Qt. de condenações / (Qt. de condenações + Êxitos)
    • Considerando a chave de Assunto, Objeto, Área, Causa Real e Advogado da parte contrária dos processos encerrados.
  • Score Juiz: Qt. de condenações / (Qt. de condenações + Êxitos)
    • Considerando a chave de Assunto, Objeto, Área, Causa Real e Juiz dos processos encerrados.
Ticket Médio

As informações de ticket médio se referem a cada tipo de tema. No card 1 são ticket médios de produto, no card 2 de advogado e no card 3 de juiz. Caso filtre por ID do processo, as médias refletem dados de processos semelhantes encerrados.

A médias de dano moral ou dano material referem-se aos valores de cumprimento pago desses tipos de pedido.

SLA Juiz

Trata-se do tempo médio geral em dias de encerramento dos processos do juiz selecionado. Caso filtre pelo ID do processo o tempo médio reflete os dados de processos semelhantes encerrados.

Data de Expectativa de Julgamento

Para processos encerrados, considera-se a data efetiva de encerramento. Para processos ativos, utiliza-se a data de distribuição acrescida do SLA médio de encerramento definido para o Juiz (em dias). Caso a data calculada recaia em um sábado ou domingo, é automaticamente ajustada para a primeira segunda-feira subsequente.

Performance de Encerramento

Trata-se da performance somente de casos com tipo status Êxito, Acordo ou Condenação, não são computados casos sem resultado.

 

🗂️Análise Detalhada Ativos

Visão geral de todos os processos ativos.

A Análise Detalhada mostra informações importantes como Scores de Condenação, Tickets médios e processos com maior tempo ativo.

Processos com "% Tempo Ativo" menor que 100% estão de acordo com o tempo médio de encerramento daquela cidade do processo.

No exemplo abaixo, o primeiro caso possui apenas 37,32% do tempo considerando a média de dias de encerramento de um processo, no segundo caso é o inverso, pois está com 244,31% a mais de tempo ativo com 469 dias a mais de atividade.

📊 Data de Expectativa de Julgamento

Segue a mesma regra do card na tela "Dashboard": para processos encerrados, considera-se a data efetiva de encerramento. Para processos ativos, utiliza-se a data de distribuição acrescida do SLA médio de encerramento definido para o Juiz (em dias). Caso a data calculada recaia em um sábado ou domingo, é automaticamente ajustada para a primeira segunda-feira subsequente.

Para análise detalhada dos processos do mês, clique com o botão direito sobre o valor depois em "Drill-through" e em "Análise Expectativa Julgamento":

Abrirá os detalhes dos processos:

🌎 Análise Geográfica

A análise geográfica possibilita detalhamento de scores e tickets médios de acordo e condenação por estado, cidade e assunto, basta clicar no '+' para expandir.

🔐Gestão de Acesso

As telas refletem as esquipes e escritórios que o usuário possui acesso, conforme cadastro no Brainlaw.

Alterações de acessos refletirão no dia posterior a alteração.

🆘 Suporte

Estamos disponíveis em helpdesk@brainlaw.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto em feriados.

Aqui mostramos o passo a passo de como solicitar suporte.