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Como funciona o fluxo de Garantia?

Neste artigo mostraremos os tipos e como funciona o fluxo de garantia.

A seguir, você verá como essas garantias são categorizadas, tratadas e acompanhadas dentro da plataforma.

📌 Tipos de Garantia

As garantias podem ser classificadas conforme a necessidade do cliente. Hoje, o sistema trabalha com os seguintes tipos:

  • Carta Fiança

  • Seguro Garantia

  • Penhora

  • Depósito Judicial

  • Apólice

  • Outros

Cada tipo de garantia pode seguir um fluxo específico de tratativas e status. Esses fluxos ajudam na organização das pendências e facilitam a comunicação com os escritórios responsáveis, através do painel escritório na box "Garantias Pendentes".

⚠️ Observações importantes
  • Depósito Judicial:
    Não pode ser cadastrado manualmente. Esse tipo de garantia é gerado automaticamente quando você cria um cumprimento do tipo “Obrigação de Pagar” com o motivo “Garantia”.

  • Penhora tratada como garantia:
    Quando uma penhora é tratada como "Garantia Total" ou "Garantia Parcial", ela passa a ser registrada como uma garantia do tipo Penhora, aparecendo automaticamente no painel do escritório para tratativa e na ficha do processo no menu "Garantia".

🔄 Status da Garantia

Durante o fluxo, a garantia pode assumir diferentes status, permitindo acompanhar seu andamento. Os status são:

Status Situação
Pendente de Julgamento Em aberto
Resultado Positivo - Garantia Desentranhada Encerrado
Resultado Negativo - Garantia Levantada pela Parte Contrária Encerrado
Resultado Parcialmente Positivo - Pendente de Levantamento de Alvará Encerrado
Garantia Devolvida - Pagamento não realizado Encerrado
 ⚠️ O status "Garantia Devolvida" é utilizado na baixa do cumprimento.
 
 

🚀 Como uma garantia é registrada?

Existem três formas principais de registrar uma garantia no sistema:

  1. Depósito Judicial
    Gerado automaticamente a partir de um cumprimento com motivo "Garantia" pela ficha do processo.

  2. Penhora
    Tratada como garantia, passando a compor o painel de garantias.

  3. Manual
    Inseridas diretamente na aba “Garantias” pela ficha do processo (ex: carta fiança, seguro garantia, apólice, etc).

 

🛠️ Tratativas por tipo de garantia

1️⃣ Depósito Judicial (gerado automaticamente)

Ao tratar esse tipo de garantia, você tem três opções:

  • Positivo:
    A garantia será encerrada com o status:
    Resultado Positivo - Garantia Desentranhada.

  • Negativo:
    A garantia assume o status:
    Resultado Negativo - Garantia Levantada pela Parte Contrária.
    É necessário preencher o campo:
    Valor negativo do cumprimento (Levantamento pela Parte Contrária).
    O sistema gerará um cumprimento com status:
    Concluído - Garantia levantada pela parte contrária.

  • Parcialmente Procedente:
    A garantia assume o status:
    Resultado Parcialmente Positivo - Pendente de Levantamento de Alvará.
    Devem ser preenchidos:

    • Valor do levantamento (Cliente)

    • Valor negativo do cumprimento (Parte Contrária)

Cumprimento gerado com status:
Concluído - Garantia parcialmente levantada.

 

fluxo garantia - depósito_novo

 

2️⃣ Penhora tratada como garantia

Também possui três tratativas possíveis:

  • Positivo:
    Status: Resultado Positivo - Garantia Desentranhada

  • Negativo:
    Status: Resultado Negativo - Garantia Levantada pela Parte Contrária
    Campo obrigatório:
    Valor negativo do cumprimento

  • Parcialmente Procedente:
    Status: Resultado Parcialmente Positivo - Pendente de Levantamento de Alvará
    Campos obrigatórios:

    • Valor do levantamento (Cliente)

    • Valor negativo do cumprimento (Parte Contrária)

 
fluxo garantia - penhora_novo

 

3️⃣ Garantias cadastradas manualmente

Duas tratativas estão disponíveis quando o tipo de garantia é igual a "Carta Fiança" ou "Seguro Garantia":

  • Positivo:
    Status: Resultado Positivo - Garantia Desentranhada
    Campo disponível:
    Despacho Autorizado Desentranhamento (upload de documento)

  • Negativo:
    Status: Resultado Negativo - Garantia Levantada pela Parte Contrária
    Campo obrigatório:
    Valor Negativo – Levantamento pela Parte Contrária
    Você deverá também selecionar o Status da Garantia, entre:

    • Aguardaremos Execução da Garantia (encerra a garantia)

    • Solicitamos Substituição da Garantia (gera cumprimento e encerra a atual)

 

fluxo garantia - garantia_novo

 

 

 

📚 Leia também

🔹Como cadastrar e tratar uma garantia

🔹 Relatório de garantias

Esses artigos trazem instruções detalhadas com exemplos e imagens para facilitar ainda mais seu dia a dia no sistema.

🆘 Suporte

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