Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como cadastrar e tratar uma garantia

Neste artigo mostraremos como cadastrar uma nova garantia e realizar sua tratativa diretamente pela ficha do processo ou pelo painel do escritório.

📌 Cadastrando uma nova garantia

  1. Acesse a Ficha do Processo.

  2. Localize a box “Garantia” e clique em “Adicionar”.

nova garantia

  1. Preencha todos os campos obrigatórios do formulário.

  2. Clique em “Salvar” para registrar a garantia.

salvar garantia

🔄 Onde tratar a garantia?

Você pode tratar a garantia de duas formas:

  • Pelo Painel do Escritório, na box “Garantias Pendentes”

Menu lateral → Contencioso → Painel Escritório → Garantias Pendentes

box garantia pendente painel escritório

tratar garantia painel escritório

  • Pela Ficha do Processo, na aba “Garantia” (clique no ícone de lápis azul para editar)

tratar garantia processo

💡 Observação:

Se a tratativa for feita pelo painel do escritório, ela será automaticamente concluída na ficha do processo — e vice-versa.

📂 Tratando uma garantia cadastrada manualmente

Se a garantia foi cadastrada manualmente e é do tipo "Carta Fiança" ou "Seguro Garantia", existem duas opções de resultado:

✅ Resultado Positivo

  • Será necessário anexar um documento antes de salvar a tratativa.

garantia positiva

❌ Resultado Negativo

  • Preencha o campo Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).

  • Selecione o Status da Garantia:

    • Aguardaremos Execução da Garantia → encerra a garantia como levantada pela parte contrária.

    • Solicitamos Substituição da Garantia → gera um cumprimento para substituição e encerra a garantia como levantada pela parte contrária.

garantia negativa

📂 Tratando garantias procedentes de penhora ou cumprimento

Quando a garantia vem de uma penhora ou de um cumprimento, existem três opções de resultado:

✅ Resultado Positivo

  • Informe apenas o Fundamento do Juiz antes de salvar.

garantia penhora positiva

❌ Resultado Negativo

  • Informe o Fundamento do Juiz.

  • Preencha o Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).

garantia penhora negativa

⚖️ Resultado Parcialmente Procedente

  • Informe o Fundamento do Juiz.

  • Preencha:

    • Valor do Levantamento Cliente (Valor Positivo do Levantamento).

    • Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).

garantia penhora parcial

🔄 Atualização dos status

Independentemente do resultado escolhido, após salvar a tratativa, o status da garantia será atualizado automaticamente na ficha do processo.

status garantias tratadas

📚 Leia também

🔹Como funciona o fluxo de Garantia?

🔹 Relatório de garantias

🆘 Suporte

Estamos disponíveis em helpdesk@brainlaw.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto em feriados.

Aqui mostramos o passo a passo de como solicitar suporte.