Como cadastrar e tratar uma garantia
Neste artigo mostraremos como cadastrar uma nova garantia e realizar sua tratativa diretamente pela ficha do processo ou pelo painel do escritório.
📌 Cadastrando uma nova garantia
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Acesse a Ficha do Processo.
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Localize a box “Garantia” e clique em “Adicionar”.

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Preencha todos os campos obrigatórios do formulário.
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Clique em “Salvar” para registrar a garantia.

🔄 Onde tratar a garantia?
Você pode tratar a garantia de duas formas:
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Pelo Painel do Escritório, na box “Garantias Pendentes”
Menu lateral → Contencioso → Painel Escritório → Garantias Pendentes


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Pela Ficha do Processo, na aba “Garantia” (clique no ícone de lápis azul para editar)

💡 Observação:
Se a tratativa for feita pelo painel do escritório, ela será automaticamente concluída na ficha do processo — e vice-versa.
📂 Tratando uma garantia cadastrada manualmente
Se a garantia foi cadastrada manualmente e é do tipo "Carta Fiança" ou "Seguro Garantia", existem duas opções de resultado:
✅ Resultado Positivo
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Será necessário anexar um documento antes de salvar a tratativa.

❌ Resultado Negativo
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Preencha o campo Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).
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Selecione o Status da Garantia:
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Aguardaremos Execução da Garantia → encerra a garantia como levantada pela parte contrária.
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Solicitamos Substituição da Garantia → gera um cumprimento para substituição e encerra a garantia como levantada pela parte contrária.
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📂 Tratando garantias procedentes de penhora ou cumprimento
Quando a garantia vem de uma penhora ou de um cumprimento, existem três opções de resultado:
✅ Resultado Positivo
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Informe apenas o Fundamento do Juiz antes de salvar.

❌ Resultado Negativo
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Informe o Fundamento do Juiz.
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Preencha o Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).

⚖️ Resultado Parcialmente Procedente
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Informe o Fundamento do Juiz.
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Preencha:
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Valor do Levantamento Cliente (Valor Positivo do Levantamento).
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Valor do Levantamento pela Parte Contrária (Valor Negativo do Cumprimento).
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🔄 Atualização dos status
Independentemente do resultado escolhido, após salvar a tratativa, o status da garantia será atualizado automaticamente na ficha do processo.
📚 Leia também
🔹Como funciona o fluxo de Garantia?
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